03/05/2011

Soluções simples que funcionam sempre

No nosso dia-a-dia nos deparamos sempre com vontades, desejos e problemas parecidos, mas se a gente cair no erro de achar que as soluções são iguais, não alcançaremos o resultado esperado.

Quando conhecemos o restaurante do Fred, Mabele e Alexandre, nos apaixonamos pela comida, pelo ambiente diferenciado, além da simpatia dos proprietários. Após alguns almoços lá, nos falamos que tínhamos uma agência de comunicação na região e logo marcamos uma reunião para conversar.

Nesse primeiro contato foi nos apresentada a história deles e também do restaurante e quando falamos de comunicação, veio o famoso desejo que quase 100% das empresas possuem: AUMENTAR O NÚMERO DE CLIENTES.

Ainda durante a reunião surgiram várias idéias e desejos . Eles queriam fazer uma divulgação maior na região, já que possuem vários concorrentes, gostariam de colocar sua marca em alguns pontos e tudo mais. Sendo que seu principal objetivo era subir o numero de clientes de 100, para próximo dos 200/dia.

Voltamos para agência com todas as informações e começamos a pensar em soluções para a empresa. Seria mais simples pra agência pegar tudo que solicitaram e executar, sem comprometimento algum com a meta estipulada. Porém não faz parte do nosso objetivo ser apenas uma agência envolvida no processo, nós queremos estar comprometidos no processo e nos resultados.

Após analises, pesquisa, discussões e várias idas e vindas desse processo, chegamos a uma solução que por muitos poderia parecer loucura e ia contra aos que os donos queriam: Uma mudança de nome.

Chegamos a essa conclusão baseado em conversas com os donos, os freqüentadores, proprietários de empresas próximas a agência e até na nossa própria experiência como consumidores da empresa.

Percebemos que várias pessoas trabalham há anos na região e não sabiam da existência do restaurante, outras julgavam que ali era uma lanchonete, que não servia almoço.

Deparando com essa situação, ficou claro que o nome Floresta Negra gerava muitas duvidas e não deixava claro que ali era um restaurante. Durante a reunião com os proprietários do restaurante, perguntamos se o nome da famosa torta não atrapalhava ou confundia o público. Eles explicaram que o nome veio do antigo dono, que possuía uma lanchonete e também servia almoço, porém o Buffet Floresta Negra ficou muito famoso em Belo Horizonte e de vez em quando até aparecia pessoas do outro estado, que estavam de passagem pela região e iam lá comer.

Mesmo com os pontos defendidos pela empresa, em não querer mudar o nome, mantivemos a nossa opinião e já apresentamos um novo nome, já aplicado na placa da fachada e toda uma identidade visual.

Na reunião de apresentação fomos armados dos argumentos levantados no processo de pesquisa e de todo nosso conhecimento da comunicação. Para nossa alegria, o cliente entendeu toda a necessidade da mudança e viu que isso era apenas um passo para atingirmos o objetivo.

Idéia aprovada e colocada em prática, lógico que durante esse processo avisamos os clientes atuais sobre a mudança, para não gerar insegurança ou dúvida de que a qualidade mudaria. Marcamos o ambiente com banners explicando a mudança e enviamos também e-mail marketing com o conteúdo explicativo. A aceitação foi de 100%, todos elogiaram o novo nome e nova marca. Juntamente com essa ação, sugerimos aumentar o contato com os clientes que são cadastrados e passamos a enviar diariamente o cardápio e as vezes um e-mail marketing. Para concluir essa etapa criamos um blog, contando a história, disponibilizando receitas e os pratos diários.

Para nossa surpresa, esse conjunto de ações, relativamente barata para uma empresa, surtiu um efeito maior do que esperávamos o que nós fez até suspender as ações de panfletagem e divulgação externa.

Alcançamos nosso objetivo, que era aumentar o número de freqüentadores diários, e o melhor tudo, atraímos um público selecionado que fez dobrar o ticket médio consumido no restaurante. Gerando assim mais um case de sucesso!

Para quem quiser conhecer o restaurante, entre no blog pelo www.villasaborselfservice.com.br , ou pra quem estiver na região do Lourdes, vale a pena experimentar a comida: R. Gonçalves Dias, 2271 – Lourdes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário