06/09/2011

Comunicação para pequenas empresas

Todo mundo conhece pequenas empresas que acham que investir em comunicação é um tremendo desperdício. Por isso muitos quando optam por comunicar, acabam fazendo um panfleto na gráfica do mercado novo ou quando quer investir um pouco mais, busca o vizinho que é técnico de informática para fazer um site. O resultado disso a gente encontra diariamente por ai, material com erros de português, um site feito sem cuidado, uma abordagem menos polida em um e-mail, entre outras consequências mais graves. Muitas vezes relegada ao segundo plano, uma comunicação feita sem o devido cuidado pode ter o efeito de maneira inversa e fazer a antipropaganda do produto e, por consequência, da própria empresa. 
 
A comunicação para essas empresas precisa deixar de ser vista como jogar dinheiro no lixo, coisa para uma segunda etapa do negócio, instrumento das grandes empresas. Um dos principais motivos disso é que as empresas independente do seu tamanho, são cada vez mais pressionados por um consumidor fortalecido pela grande concorrência que lhe oferecem um extenso leque de produtos/serviços com preços, qualidade e outras vantagens superiores. 

A boa comunicação empresarial estimula a inovação. É preciso ter uma boa estratégia. O planejamento de Comunicação passa a ser, para o pequeno negócio, tão importante quanto o plano de vôo é para o piloto de avião.   

Por isso todo cuidado é pouco. Cada passo tem que ser muito bem calculado. Assim como você não entraria em um avião no qual o piloto não soubesse ligar a aeronave, você também não pode entregar o futuro da sua empresa na mão de uma agência que não sabe nada de comunicação.

Hoje em dia o empresário que busca uma boa empresa de comunicação, consegue resolver a questão dentro das condições que ele possui. Com o crescimento das ferramentas digitais, redes sociais, mídias alternativas, desenvolvimento das técnicas de relacionamento com o cliente, e o estudo mais extenso dos processos gerenciais de cada empresa, você consegue obter resultados antes só imaginado com campanhas milionárias.

Uma das principais causas da mortalidade precoce das pequenas empresas é o analfabetismo de seus gestores em comunicação. Outro ponto é falta de conhecimento do ambiente aonde o negócio vai se inserir, o público que irá consumir seus produtos e serviços e adequar a comunicação à sua linguagem. O consumidor tem que se identificar com a empresa, seus valores, sua identidade, por que na hora da escolha eles escolherão o mais alinhado às suas crenças.

Por isso não entregue o futuro da sua empresa na mão de qualquer agência ou profissional. Saiba onde você quer chegar e cobre resultado do responsável.

Abraços,

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